PRODUCOES ESCRITAS

-AS DUAS CARAS DO BRASIL

As primeiras impressões que vêm a nossa mente quando pensamos no Brasil são: alegria, futebol, festas, praias, diversidade de culturas. Pensamos num país que une todas as raças e credos, num país que tem todos os tipos de clima e grande diversidade das paisagens para contentar toda sua gente. 

Pensamos no quinto país mais extenso e povoado do mundo, num país que foi cinco vezes campeão da Copa do Mundo e sede de duas delas, num país emergente, que tem a maior economia da América Latina e uma das economias com um dos crescimentos mais rápidos do mundo. 

Além disso, foi apontado pela OIT como um país exemplo no combate às formas contemporâneas de escravidão.
No entanto, nem tudo e cor de rosa. O Brasil enfrenta uma das maiores desigualdades sociais do mundo e 43% da população é afetada pela pobreza.  É por isso que nem tudo é o que parece, especialmente no que se refere ao trabalho escravo.

Assim, apesar do reconhecimento da OIT, o trabalho escravo ainda é uma dura realidade.  É verdade que muito foi feito pra erradicar essa prática, mas está longe de ser eliminada. Isto se deve, sobretudo a que, pra poder erradicá-la, devem-se atacar os três pilares base da escravidão: impunidade, ganância e pobreza.

Desses três, a impunidade e ganância são atacados com um relativo sucesso. Por exemplo: há projetos de lei pra expropriar as terras em que for encontrado trabalho escravo, aumento de penas, podendo ser preso quem for pego com trabalho escravo; suspensão no crédito agrícola de quem foi condenado pela prática.

Além disso, os escravagistas devem pagar indenizações, seus nomes vão para uma lista negra pública do Ministério do Trabalho,  que é usada por empresas, bancos privados e públicos para cortar o financiamento.

Porém, essas ferramentas em si não são suficientes, e deve-se atacar o último fator, que é a mãe do trabalho escravo: a pobreza. Esta ainda está longe de ser eliminada. Para os setores mais pobres, que estão à margem da sociedade, muitas vezes a única opção é o trabalho forçado.

Há que considerar que, apesar de haver uma política nacional de reinserção na sociedade, de receber seguro-desemprego por três meses, e passar a serem inseridos no cadastro da Bolsa-Família, muitas vezes os escravos liberados acabam caindo novamente na teia da escravidão.

Enquanto houver pobreza, o Brasil não poderá erradicar a escravidão. Portanto, da próxima vez que você visitar o Brasil, lembre-se: nem tudo o que reluz é ouro. 

Mónica
                                                                                 


-EDUCACAO E TECNOLOGIA

Atualmente a educação é tema de debate quase em todos os países. Um dos pontos onde todos os especialistas da área coincidem é no fato de que não se pode ensinar hoje como se ensinava no século XVIII.

Educação é sinônimo de futuro para nossos filhos. É assim que, os governos, professores, escolas e universidades estão começando a compreender a necessidade de aplicarem tecnologias nas aulas. Isso se deve a que as crianças e os jovens vivem na era digital. 
Então, as metodologias do século passado devem ser substituídas pelo uso das novas tecnologias. Inovação deve ser a meta a atingir.

Portanto, aplicá-las é um grande desafio para os professores e para as instituições, se pensarmos que, antes de tudo, os professores devem se formar para usar as ferramentas 2.0, e as instituições devem investir em salões equipados adequadamente, para poderem instrumentar a mudança.
  
Além de saber usar as novas tecnologias, é imprescindível que os professores também saibam elaborar conteúdos pedagógicos interessantes, para motivar os alunos. Porque, precisamente, outro dos grandes problemas da educação, atualmente, é a falta de motivação dos estudantes em sua formação. 

A mudança de paradigma na educação é transcendental para o futuro dos jovens e das crianças, e é um futuro que a sociedade toda deve garantir. O caminho começou a ser transitado, e não tem retorno.
                                                         
Gabriela Díaz



-A ESTRANHA HISTÓRIA DO URUGUAI

Dizem que a Lua se apaixonou pelo Touro, mas como ele estava na Terra e não olhava para o céu, ele nunca poderia vê-la. Então, a Lua começou a brilhar muito numa noite pra que ele pudesse vê-la.

Mas, o Sol, com ciúme da Lua, pediu para o Deus Relâmpago que não deixasse a Lua brilhar. Então aí, o Deus Relâmpago provocou uma grande tempestade, e as águas formaram o Rio Uruguai.

No dia seguinte, o Sol brilhou com todas as forças, e o Touro se apaixonou por ele.  Daí em diante, o Sol e o Touro estão no Escudo do Uruguai. E a Lua os protege em silêncio pela noite.

Ramona Lago




-A ORIGEM DAS ESTRELAS

A História do Uruguai conta que há muito tempo os Charruas viviam na mata verde do Uruguai. As mulheres cozinhavam e cuidavam das crianças, e os homens saiam para caçar e pescar. 

Longe dos Charruas estava um povoado chamado Montevidéu. Nessa cidade morava o Lavalleja, que não gostava dos Charruas, e que pediu para o presidente Rivera que matasse os Charruas.

Então, o Rivera pediu para os seus subordinados que fossem até a aldeia dos Charruas e dissessem para eles que o presidente ia dar um cavalo para cada um.

Aí, o Rivera e o seu sobrinho armaram uma emboscada para matá-los. As mulheres que sobreviveram invocaram ao Deus do Povo Charrua e pediram para fazer justiça.

O Deus Charrua transformou os espíritos dos guerreiros charruas em estrelas. Desde então, eles protegem o Uruguai e em especial as mulheres.

Ramona Lago

 

-DE ONDE VEM A ORELHA DO NEGRO?


Nos primeiros tempos da República Oriental do Uruguai existiu um homem que lutou muito pelo seu país. Ele era um jovem que gostava da liberdade e de percorrer a cavalo o campo.
Um dia, ele começou a lutar pelo seu país. Lutou muito e ganhou muitas coisas para o seu Uruguai.

Anos depois, ele teve que fugir do país, apesar de ter lutado muito na defesa do seu território, sendo exilado para o Paraguai.
No Paraguai, o Artigas passou seus últimos anos com seu velho cavalo e com um amigo incondicional, o Ansina.

O Ansina e o Artigas passavam o tempo bebendo chimarrão, embaixo de uma árvore, o ibirapitá.
O Ibirapitá não podia produzir flores, era uma árvore muito triste, mas passava o tempo dando sombra para o Artigas e seu amigo Ansina.

Quando Artigas morreu e foi para o céu, pediu para a Mãe Natureza para recompensar o ibirapitá. Então, a Mãe Natureza deu para ele uma flor muito estranha, que parecia uma orelha.
Aí, os uruguaios resolveram chamar a estranha flor de “orelha de negro” em agradecimento ao Ansina e ao ibirapitá, que cuidaram do seu heroico personagem histórico.

Ramona Lago



-O TANGO ESSA RAJADA.......


O tango é uma dança e um gênero musical, um pensamento triste que se dança. Nasce no final do século XIX nas favelas e ambientes de prostituição, nas costas portuárias do Rio da Prata.


No início do século passado deixa os ambientes do “bajo fondo” em que nasceu e se projeta nas classes médias e altas da sociedade conquistando também Paris, Nova Iorque e o mundo todo, transformando-se no principal protagonista da cultura rioplatense.



Ultimamente a UNESCO declara o Tango como Patrimônio Cultural imaterial da Humanidade.


O Tango é rio-platense, mas alguns dos seus mais importantes cantores foram uruguaios. O Tango mas famoso do mundo é La Cumparsita e foi escrita pelo compositor uruguaio Gerardo Matos Rodriguez e o mais famoso cantor foi Carlos Gardel que nasceu em Tacuarembó.


Falar do Tango, do Mate, Doce do Leite e futebol é falar do Uruguai.


Gabriela Diaz


-LENDA INDÍGENA DA GRUTA DO PALACIO



Era uma vez uma índia chamada  Guyurusa que morava com seu marido Naguel na Gruta do Palácio. A Gruta do Palácio está localizada no Departamento de Flores muito perto da cidade de Trinidad.


A lenda conta que nesse lugar moraram tribos indígenas e especialmente índios charruas.  Guyurusa e Naguel contavam que nessa Gruta se ocultavam grandes tesouros dos seus ancestrais.

Os pais de Guyurusa e Naguel moravam no Golfo do Panamá e chegaram ao Uruguai quando os europeus  lhes atacaram. Foi no Uruguai que eles decidiram ficar no Departamento de Flores onde encontraram a Gruta do Palácio. Então, é por  isso que eles esconderam todos seus tesouros lá.


Passado o tempo Guyurusa e Naguel tiveram um filho que chamaram Tabaré. Um dia, de repente a tribo dos charruas foi atacada pelos Chanás e Naguel morre. Naquela hora, Guyurusa foi obrigada a se casar com o Cacique Atahualpa  da tribo dos Chanás.

Inesperadamente,a Gruta foi atacada e Guyurusa e Atahualpa morrem. O filho Tabaré fugiu com alguns dos tesouros escondidos na Gruta.


A lenda conta que até agora a Gruta tem muitos tesouros.............. e talvez seja por isso que é visitada sempre por muitos curiosos turistas.     


Gabriela Díaz



-O MATE URUGUAIO

No Uruguai beber mate é sempre um ritual dos habitantes. Esta atividade tem sido praticada desde antes da colonização pelos habitantes nativos. Até mesmo a Igreja Católica lutou para erradicar essa prática, mas sem sucesso, ela terminou ficando.


Ao contrário de outros países, no Uruguai o mate é um grande companheiro e é bebido o tempo todo em qualquer lugar. Ele é um grande unificador social, pois no Uruguai é consumido pelos membros de todas as classes sociais; e é famosa "la ronda del mate", onde os amigos se reúnem para compartilhar e discutir amigavelmente.


O antropólogo uruguaio Daniel Vidart diz  " beber mate é uma visão do mundo e da vida ... "

O mate, sempre companheiro,  é talvez o mais antigo membro da cultura uruguaia e é por isso que neste país é quase uma religião.

Gabriela Diaz





-Não era um casamento. Nada, na verdade,
iria mudar. Assinaríamos um papel, só isso.
Seria um contrato como qualquer outro.
Mais histórias de verão

Já estávamos vivendo juntos há alguns anos e decidimos regularizar nossa situação. Uma formalidade, apenas. Mas eu não queria uma cerimônia, assinar um papel, por quê? Não estava certa se isso me faz feliz. Já indo assinar o papel me ocorreu algo inesperado. Me deu medo na hora. Eu disse para meu namorado: para o carro por favor! Ele parou o carro e disse:
-O que você tem? Se você não quer, a gente não faz nada, fique tranquila, o que é que está acontecendo?
- Não sei, não tenho certeza de que realmente seja isto o que desejo.
Ele disse:
-Seria apenas uma formalidade, mas se você não quiser...
-Eu acho que não precisamos de uma formalidade.
- Claro que não precisamos! Disse ele.
Ele pensou alguma coisa para selar nosso amor, mais sentimental. Ele descobriu a poucos passos um cano enferrujado com uma torneira em cima, metido dentro da terra. O chão em torno do cano estava seco, impossível conseguir água daí.
Ele disse:
- Vamos ver! Se sair água dessa torneira, se sair... Milagre!!!!
 - Se nossas mãos se molharem, como se fosse água bendita, vamos fazer um pacto de amor e de fidelidade para sempre.
- Venha disse ele: molhe as suas mãos!
- Não! Você está louco? Eu não quero fazer isso, que bobagem!
- Meu amor, disse ele...
-Desculpa, agora sou eu que vou falar sério com você.
-Por que, o que está acontecendo?
-Meus olhos estavam cheios de lagrimas, senti uma grande dor no meu coração. Eu quero refletir sobre o que acontece com você. Portanto, eu não quero nada de tudo isto, eu preciso de um tempo, quero ficar sozinha, para pensar em nossa relação.
Ele também ficou sério e disse para mim com seus olhos tristes:
-Eu espero por você minha vida inteira...
-Então, eu fui embora deixando tudo para trás, e pensando que o tempo dirá o que é o melhor para nós...
         
Rossana Sotal 




Saiba o que fazer para evitar o stress no ambiente de trabalho

 

·       Como encarar esse desafio? Quem trabalha acaba tendo que administrar uma jornada dupla.

·       Como encarar a jornada dupla? Tem que ficar tranquilo porque você pode ficar estressado.

·       De onde vem o estresse? É só do trabalho? O estresse é uma mistura de muitas coisas, não é somente pelo trabalho. Trânsito muito engarrafado, crianças que choram, café da manhã que tem que fazer, almoço para preparar, uma rotina diária muito maior.

·       Quais as profissões são mais estressantes para você? Profissionais da saúde, motoristas, policiais, atendimento ao público.

·       O que mais estressa no trabalho?  As péssimas atitudes dos colegas no ambiente do trabalho. O ambiente do trabalho é a principal fonte de tensão. 

·       Quem se estressa mais o homem ou a mulher, na sua opinião? Geralmente eu acho que a mulher, porque tem muitas mais atividades para fazer. Trabalho, crianças, comidas, tarefas da casa, atender a seu marido.

·       O que é importante que façamos para combater o estresse? Férias, um chefe compreensivo, uma equipe de trabalho onde você possa conversar, se sentir aceito pela sua equipe, ter uma relação de amizade profissional e respeito.

 

 









No hay comentarios.:

Publicar un comentario